Monday 14 June 2010

Copy&Paste Sagi Groner

SINOPSE:
Sagi Groner I Israel

Sagi Groner 04 11 2002.- 2003 20 min
Existem lugares onde até mesmo uma caminhada da sua casa até o shopping mais próximo pode se tornar uma viajem significativa de auto-contemplação e descoberta.
Israel pode ser este tal lugar.
Sagi Groner, um artista de viveu na Holanda por 7 anos, passou seu aniversário lá em Israel com alguns amigos próximos, um homem-bomba atingiu um shopping a poucos blocos. Um tanto quanto relutante seus amigos concordaram em ir ao sítio com ele.
04-11-02 é o vídeo-diário do filmmaker indo ao sítio e voltando para casa a medida que tem discusões surpreendentemente reveladoras e intimas sobre o assunto.
Estas converas (em sua maioria entre os personagens e não para a câmera) representam um ângulo sombrio e ocultos do supra-mediático conflito do médio oriente, um que carece as familiares emoções acaloradas de política e religião, acima dos clichés mastigados de uma guerra sem fim.
Provavelmente devido a dualidade forasteiro com o nativo de Groner em Israel, quem permanece por trás da câmera, o filme consegue investigar poderosamente na realidade mundana e privada de viver em uma sociedade empesteada por ataques suicídas.



GATE TO THE EU 1min - 2003
Um vídeo de um miunto que consiste em uma cena de uma porta giratória no aeroporto de Schiphol, Amsterdam, Holanda.
Fora dos reflexos giratórios caleidoscópicos e pessoas passando por este portão giratório para dentro do território da EU, momentos “ocultos” de simbolsimo são capturados.
A porta pausa duas vezes dentro deste minuto, cada pausa revela a natureza “verdadeira” simbólica da porta giratória na mente do artista.
É uma porta giratória, e apesar de parecer fácil adentrá-la, e dela brilharem cores cintilantes, é também uma illusão e ela também rapidamente te cospe para fora. E está finalmente fechada.
O artista Israelense tenta ficar e viver na Eurpoa e está lutando pela permissão de residir há anos, e esta porta tem um valor tanto realístico quanto simbólico para ele.


GET OUT OF MY FUCKIN SPACE - 1:00 - 2003
Um vídeo poema composto de imagens de viajem e luta juntamente com vozes de personagens que expressam sua jornada em sensações, medo, crenças e realizações.
O texto foi obtido de entrevistas com 5 membros da exposição sanctuary mental space (SMS) no museu central Utrecht em novembro de 2003.
Destas falas gravadas , amostras de discurso foram montadas para serem o script do filme.






Blue Journey 5’30”

Um vídeo-poema composto de imagens de viagens e lutes juntamente com vozes de personagens que expressam sua jornada em sensações, medo, crenças e realizações.
O texto foi obtido de uma entrevista com 5 membros da exposição sanctuary mental space (SMS) no museu central Utrecht em novembro de 2003.
A partir das gravações destas falas, amostras de discurso foram reunidos a serem o script do filme.



“LOST”

Uma voz confessa sobre questões tipo informação excessiva, e-mails, sensação de estar perdido, desconectado, sistemas deslocados auto construídos, mecanismo de resistência, solidão como imagens lentas de saltadores de esqui que voam pelo ar, como uma imagem metafórica para a velocidade, medo e euforia e sensação de zero gravidade em tempos contemporâneos.


Top Light and The Haunted Man - 2004 -12 minutes
Neste vídeo de tela dividida Groner explora relações entre viver em um estado de hipnose, Big Brother e as indústrias e ciências de percepção. Nesta colagem sugestiva, usando cenas de arquivo do pré e pós 2GM ao lado de fotos de satélite, imagens de câmeras de segurança e web cams, a história do The Haunted Man (Homem Assombrado) se revela. Claire e Don, os personagens principais, questionam juntamente com o espectador sobre estar acordado e atento, ao passo que eles se deixam levar para dentro e para fora do estado de hipnose em sua busca pela Top Light (Luz de Cima).

No comments:

Powered by Blogger.