Tuesday, 22 June 2010

Thursday, 17 June 2010

CALL FOR ARTISTS

La tercera edición del Simpósio de la Rede Latinoamericana de Estudos sobre Vigilancia debe acontecer en marzo, en Buenos Aires, Argentina.

Se está organizando, paralelo al evento, una muestra de trabajos de artistas y/u activistas que explotan el tema de la vigilancia y del control por medio de estrategias artísticas.


Grandes panoramas del que se llama Surveillance Art se realizaron con éxito en paises de Europa y Norte America, reuniendo la producción de artistas oriundos de estos continentes.

Sin embargo, poco se sabe sobre los trabajos desenvolvidos en este campo en los países de Latino-america, donde el tratamiento de este tema toma un camino próprio, relacionado a las complejas realidades sociales y históricas da região.

En este sentido, convocamos artista de videoinstalación, circuitos de video, videoarte, novas midias, performers, activistas y personas que trabajen con vigilancia, contra-vigilancia, RFIDs, GPS y otros dispositivos a nos enviaren la dirección eletronica para sus trabalhos, para que posamos empezar un mapeamento de lo que se esta produziendo en la región en los ultimos años.


Les agradecemos desde pronto!

surveillance@manifesto21.com.br

Monday, 14 June 2010

Copy&Paste Sagi Groner

SINOPSE:
Sagi Groner I Israel

Sagi Groner 04 11 2002.- 2003 20 min
Existem lugares onde até mesmo uma caminhada da sua casa até o shopping mais próximo pode se tornar uma viajem significativa de auto-contemplação e descoberta.
Israel pode ser este tal lugar.
Sagi Groner, um artista de viveu na Holanda por 7 anos, passou seu aniversário lá em Israel com alguns amigos próximos, um homem-bomba atingiu um shopping a poucos blocos. Um tanto quanto relutante seus amigos concordaram em ir ao sítio com ele.
04-11-02 é o vídeo-diário do filmmaker indo ao sítio e voltando para casa a medida que tem discusões surpreendentemente reveladoras e intimas sobre o assunto.
Estas converas (em sua maioria entre os personagens e não para a câmera) representam um ângulo sombrio e ocultos do supra-mediático conflito do médio oriente, um que carece as familiares emoções acaloradas de política e religião, acima dos clichés mastigados de uma guerra sem fim.
Provavelmente devido a dualidade forasteiro com o nativo de Groner em Israel, quem permanece por trás da câmera, o filme consegue investigar poderosamente na realidade mundana e privada de viver em uma sociedade empesteada por ataques suicídas.



GATE TO THE EU 1min - 2003
Um vídeo de um miunto que consiste em uma cena de uma porta giratória no aeroporto de Schiphol, Amsterdam, Holanda.
Fora dos reflexos giratórios caleidoscópicos e pessoas passando por este portão giratório para dentro do território da EU, momentos “ocultos” de simbolsimo são capturados.
A porta pausa duas vezes dentro deste minuto, cada pausa revela a natureza “verdadeira” simbólica da porta giratória na mente do artista.
É uma porta giratória, e apesar de parecer fácil adentrá-la, e dela brilharem cores cintilantes, é também uma illusão e ela também rapidamente te cospe para fora. E está finalmente fechada.
O artista Israelense tenta ficar e viver na Eurpoa e está lutando pela permissão de residir há anos, e esta porta tem um valor tanto realístico quanto simbólico para ele.


GET OUT OF MY FUCKIN SPACE - 1:00 - 2003
Um vídeo poema composto de imagens de viajem e luta juntamente com vozes de personagens que expressam sua jornada em sensações, medo, crenças e realizações.
O texto foi obtido de entrevistas com 5 membros da exposição sanctuary mental space (SMS) no museu central Utrecht em novembro de 2003.
Destas falas gravadas , amostras de discurso foram montadas para serem o script do filme.






Blue Journey 5’30”

Um vídeo-poema composto de imagens de viagens e lutes juntamente com vozes de personagens que expressam sua jornada em sensações, medo, crenças e realizações.
O texto foi obtido de uma entrevista com 5 membros da exposição sanctuary mental space (SMS) no museu central Utrecht em novembro de 2003.
A partir das gravações destas falas, amostras de discurso foram reunidos a serem o script do filme.



“LOST”

Uma voz confessa sobre questões tipo informação excessiva, e-mails, sensação de estar perdido, desconectado, sistemas deslocados auto construídos, mecanismo de resistência, solidão como imagens lentas de saltadores de esqui que voam pelo ar, como uma imagem metafórica para a velocidade, medo e euforia e sensação de zero gravidade em tempos contemporâneos.


Top Light and The Haunted Man - 2004 -12 minutes
Neste vídeo de tela dividida Groner explora relações entre viver em um estado de hipnose, Big Brother e as indústrias e ciências de percepção. Nesta colagem sugestiva, usando cenas de arquivo do pré e pós 2GM ao lado de fotos de satélite, imagens de câmeras de segurança e web cams, a história do The Haunted Man (Homem Assombrado) se revela. Claire e Don, os personagens principais, questionam juntamente com o espectador sobre estar acordado e atento, ao passo que eles se deixam levar para dentro e para fora do estado de hipnose em sua busca pela Top Light (Luz de Cima).
Powered by Blogger.