Friday 17 February 2012

Sujeito Inseguro

Complicado  quatro pessoas, incluindo trocador e motorista, dentro do ônibus onde acontece uma violência contra uma criança, e ninguém vê, interfere, alerta, presta atenção.
"As imagens da câmera de vigilância do ônibus já estão com a polícia."
Agora as imagens do homem entrando no ônibus se propagam na web.
Será que pelo fato de haver uma câmera, as pessoas param de se preocupar umas com as outras, de se sentir responsáveis pelo cuidado com o que acontece a sua volta?
Deveria ser assim: a câmera só grava quando não há ninguém. Se houver alguém, é esta pessoa que está atenta e cuidando do local.
Triste delegar à câmera a faculdade de atenção e cuidado... a câmera não interfere, não interpela, não alerta, não consola e não protege.
A câmera registra imagens, que eventualmente irão alimentar os jornais e as redes sociais. Imagens de um homem mulato, de cabelo raspado, com aproximadamente 1.63 de altura com uma mancha no braço.
As pessoas deveriam estar mais presentes, mais alertas, mais solidárias e mais próximas. Câmeras servem para fazer filmes. Pessoas podem cuidar de pessoas.

Thursday 16 February 2012

Lá em Mauá

Oficina de mapeamento aéreo na Nuvem com Andres Burbano, artista colombiano que incluímos em nossa curadoria Surveillance Art in Latin America.
Powered by Blogger.